Japão

VIDEO 1: INSTITUCIONAL – ABERTURA

Olá eu sou Fernando Rosa e estou muito feliz com a oportunidade de participar desta seleção. Engraçado que palestrar no Japão já era minha meta para 2012, mas acredito que vou antecipar em alguns meses. Inclusive estava olhando estes dias meu passaporte para ver se não estava vencido. Felizmente não, tenho mais um ano de validade.

Por que esse meu sonho de palestrar no Japão? Minha mãe mora lá a mais de 10 anos, é casada com um japonês mesmo, de família tradicional. Eu já estive por 2 vezes no Nihon e tive a oportunidade de passar por experiências fantásticas neste país de cultura milenar.

Visitei o Fugi San, participei de um verdadeiro Matsuri, fui em templos, andei sozinho pelo metrô de Tóquio. Tóquio que para mim pareceu o centro do mundo. Certo dia tive a oportunidade de jantar com uma australiana, um espanhol, dois japoneses e eu de brasileiro. Vi uma diversidade cultural muito grande. Hoje devido a falta de pratica não estou com o idioma tão afiado, mas nada que algumas semanas de estudo intensivo não me faça recuperar. Já estudei nihongo na Aliança Cultural Brasil – Japão e no Kumon, além de as vezes treinar com minha mãe e padrasto via internet.

De todas as experiências que tive no japão a mais fantástica foi passar um dia com um vendedor de mercadorias brasileiras em seu caminhão baú. Visitei dezenas de famílias brasileiras que vivem lá mas não são felizes, porque não sabem falar, não conhecem bem a cultura e costumes. Com isso não conseguem se relacionar facilmente com os japoneses.

E o japonês é um povo que respeita e valoriza muito sua cultura. E para alguns o ancestrais dos estrangeiros, pais ou avós, fugiram do Japão pós guerra, deixando o pais em crise, e depois seus filhos ou netos voltam apenas atrás do dinheiro mas não sabem e nem se preocupam em aprender e respeitar a cultura local. Para uma boa convivência e relação entre as pessoas é fundamental conhecer o outro e mesmo sabendo que passaremos por algumas dificuldades, saiba que depois do inverno ainda teremos o verão.

VIDEO 2: Shopping Paulista – JAPÃO – RELACIONAMENTOS

Quando você esta no Japão as pessoas que ficam aqui no Brasil pensam que você esta ganhando rios de dinheiro, que esta levando uma vida mansa. É aquilo que muitos falam: O jardim do vizinho sempre esta mais verde. Mas na verdade as pessoas não sabem o quanto você batalha para conseguir cada hyaku iene.

Hoje as pessoas me veem como um palestrante em ascenção, tenho meu carro, meu apartamento, minha filha estuda em escola particular e alguns falam: “Olha que vida boa o Fernando leva.” Mas poucos sabem que eu nasci em uma favela no bairro do Jaguaré, que fui conhecer meu pai apenas aos 22 anos, desde os 18 moro sozinho, venho de uma família bem humilde, mas aprendi a olhar fora da caixa e fazer diferente de muitas pessoas.

Graças a Deus hoje estou constituindo uma família linda. Com minha esposa Adriana, minha filha Ingrid e a Rafaela que nascerá agora em agosto. Quando estiver palestrando no Japão minha filha não terá completado nem dois meses de vida e assim como muitos dos brasileiros que lá vivem, eu também me afastarei da minha família por um período, para lhes proporcionar um futuro melhor.

VIDEO 3: OLHAR FORA DA CAIXA

Na minha vida passaram muitas pessoas especiais, tive diversos mentores, na faculdade, na pós-graduação de Gestão Estratégica de Pessoas, na minha formação como Master Pracittioner em PNL, nos cursos de hipnose, Leader Training entre outros. Sou muito grato a todos eles, em primeiro lugar a minha mãe que é um exemplo de garra, determinação e coragem. Uma mulher que sozinha conseguiu criar e educar um filho e transforma-lo em uma pessoa do bem.

Agradeço muito meus mentores profissionais com destaque para Rodrigo Cardoso que me mostrou o caminho das palestras e Roberto Shinyashiki que em um final de semana me fez acreditar ainda mais no meu potencial.

Com todos os mentores aprendi algo muito especial, que é a arte de ouvir para crescer.

Vídeo 4: Saber ouvir

“A grande estrela de um treinamento são os participantes, sem eles nada aconteceria.”

Em meus treinamentos procuro valorizar muito as pessoas que estão ali me assistindo, sempre selecionando vídeos, músicas e dinâmicas de acordo com o meu público. E tenho certeza que irei realizar meu sonho e fazer a diferença na vida de muitos brasileiros que lá vivem.

表彰台にあなたを参照してください。 –  Hyōshōdai ni anata o sanshō shite kudasai. – Te vejo no pódio.

Video 5: Dinâmicas / Fechamento

Relacionados

A força que vem de você

“As pessoas gastam uma vida inteira buscando pela felicidade, procurando pela paz. Elas perseguem sonhos, vícios, religiões e até mesmo outras pessoas, na esperança de

Transformando Sonhos em Realizações

“As pessoas gastam uma vida inteira buscando pela felicidade, procurando pela paz. Elas perseguem sonhos, vícios, religiões e até mesmo outras pessoas, na esperança de

Assine a nossa newsletter