O que é Coaching

Coaching é arte e ciência, é um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional denominado coach devidamente habilitado. É uma metodologia que proporciona expansão signifcativa da performance profissional e produtividade pessoal. Coaching é sobre como sair de um ponto - estado atual - e chegar a outro ponto - estado desejado.

coaching-processo

Os elementos chaves do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. Coaching é uma metodologia focada em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com ferramentas, conhecimentos e oportunidades para se expandir, usando os seguintes processos:

  1. O processo de investigação, reflexão e conscientização;
  2. Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades;
  3. Aumento da consciência de si mesmo;
  4. Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;
  5. Estrutura e foco;
  6. Feedback realista;
  7. Apoio.

O que faz um coach?

O coach profissional possibilita uma parceria progressiva que auxilia os clientes no alcance de resultados positivos em suas vidas que consequentemente criam sentimentos de realização pessoal e profissional. Através do processo de coaching, clientes conquistam aprendizados, desenvolvem novas habilidades, melhoram seu desempenho e qualidade de vida.

Em cada sessão, cliente e coach trabalham com um foco de conversação, o coach é responsável por contribuir com observações, qustionamentos, feedback, técnicas e ferramentas para o aprimoramento intelectual, comportamental e emocional do cliente. A interação entre coach e cliente cria um ambiente seguro para clareza de valores, defininção de metas, tomada de decisão, planejmaneto de vida e carreira e principalmente ação.