Mude seus hábitos, que você mudará seu mundo

O sucesso do trabalho de coaching esta ligado as duas partes, o coach e o coachee. Um traz todo seu conhecimento e técnicas de uma maneira que seja ecologicamente adequada para cada situação. Enquanto o outro além de seu desejo de realizar mudanças em sua vida tem a consciência de que não adianta apenas frequentar as sessões de coaching, fazer cursos, ler livros, se e ele realmente não entrar em ação. Você é o verdadeiro responsável pelo seu destino.

Veja como exemplo a história de uma senhora que aparentava pouco mais de sessenta anos, com um jeitinho doce e tranquilo de falar, que certa vez elogiou um jovem palestrante pela sua performance no palco, pela maneira que se apresentava, pelas experiências e histórias que contava e disse que não teria coragem de falar tranquilamente para dezenas ou até centenas de pessoas como ele fazia. O jovem agradeceu o elogio e retribuiu dizendo para aquela senhora que sem dúvida ela também teria facilidade de falar para grandes públicos, pois com toda a experiência de vida que ela tinha e seu jeito meigo de ser ela poderia transmitir muitas coisas boas para a plateia. Após esse comentário a senhora mudou sua expressão facial amável para um rosto mais fechado, tenso e disse para o jovem que não, que ela não teria só coisas boas para contar. Até aproximadamente seus quarenta anos de idade ela era uma pessoa muito diferente do que ele estava vendo naquele momento. Vivia na noite, na farra, nas boates, no jogo e na bebida. Não tinha rumo e nem sabia ou queria saber o que seria do seu amanhã. Até que certo dia resolveu mudar de religião, começou a frequentar uma nova igreja e viu que sua vida estava tomando um novo rumo. Neste momento o palestrante pensou que a senhora iria tentar converte-lo para sua religião. Mas se surpreendeu com as palavras seguintes da mulher que disse:

- Olha meu filho, quando eu troquei de religião eu percebi que o padre ou pastor, independente da igreja que eu frequentar, sempre vão falar coisas agradáveis que fazem me sentir bem. Agora pergunto, qual foi a diferença da palavra que ouvia na outra igreja e nessa atual? Quase nenhuma. Eu respeito muito cada religião e fico brava quando alguém fala mal da que frequento ou vejo algum irmão falando mal de outra. O que me fez mudar realmente foi ter me encontrado. Ter percebido que o que estava fazendo com minha vida não me levaria para lugar algum. E eu tomei a decisão de mudar os meus atos, meus comportamentos e controlar os meus desejos para realizar sonhos que não tinha e comecei a ter. Hoje tenho minha casa própria, um bom emprego e estou prestes a me aposentar, constitui minha família, posso dizer que sou feliz e digo que nunca é tarde para recomeçar.

O jovem palestrante ficou impressionado com a aula que havia acabado de receber de uma senhora tão simples, mas com uma visão fantástica de como poderia mudar os seus comportamentos para obter melhores resultados no futuro. E o principal, era que ela tinha consciência que as situações de fracasso e de sucesso que obteve em sua vida dependia muito mais das atitudes dela no dia a dia, não ficava culpando ou apenas glorificando os outros, era grata por tudo, porém determinada a mudar seu estilo de vida e essa mudança não era responsabilidade da igreja, dos amigos ou da família. Só dependia dela mesma.

Para obter seu crescimento você precisa acreditar na pessoa mais especial deste mundo, que é você. O papel do coach será de lhe ajudar a encontrar os caminhos, Muitas vezes encontramos pessoas repassando a culpa de seus problemas em tudo e em todos que estão a sua volta e esquecem de olhar para dentro de si. Ter um novo padrão de vida com metas pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo bem definidas são fundamentais em um processo de coaching. Algumas pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas para sua vida pessoal ou profissional.

Assim como você tem o hábito de escovar seus dentes ao acordar, se vestir, calçar algo nos pés para sair, pegar o celular, colocar o cinto de segurança ao entrar no carro. Tenha o hábito de planejar sua vida rotineiramente. A realização de sonhos depende de disciplina e esta palavra não esta ligada ao fracasso e sim ao sucesso. Portanto tenha prazer em ser uma pessoa disciplinada, que com toda certeza seus sonhos se tornarão realidade quanto menos você esperar.

Mude seus hábitos, que você mudará seu mundo.

(Leia este artigo na integra adquirindo nosso livro “Ser + com Coaching”)
Visite nossa loja virtual