Transformando sonhos em realizações

A meta é um sonho que criou forma. Saiu do “País das Maravilhas” e veio como um objetivo concreto a ser atingido. Ela te traz força e te desafia a superar limites para conquista-la. Em uma competição esportiva o atleta tem como meta ser o primeiro colocado. Para isso ele eleva o seu sonho de ser o melhor para um patamar maior, que é a meta a ser atingida com base em um planejamento, treinamento e determinação.

Agora como saber se a meta não é um grande sonho que pulou da caixa da imaginação para tentar evoluir no mundo real? Levando o individuo a correr atrás de algo que talvez naquele momento seja impossível. Para tirar essa dúvida é fundamental verificar a validade dessa meta. O modelo SMART é muito utilizado no processo de Coaching e contribui para determinar se a meta atende 5 itens que vamos ver a seguir:

Específica: Você sabe detalhadamente o que deseja. Por exemplo, você que almeja um carro novo defina qual a marca, o modelo, a cor e o valor do veículo desejado. Se for uma casa tenha bem claro qual a localização, quantos dormitórios, como serão os móveis, a vista da janela do seu quarto como será? Se desejar ser rico, tenha bem definido o que é ser rico para você. Quanto em dinheiro realmente precisa ganhar mensalmente para se sentir uma pessoa rica. Isso se o sinônimo de riqueza para você seja ter dinheiro. Quanto mais clara e objetiva for sua meta mais segurança você terá de que ela não é apenas um sonho.

Mensurável: A meta precisa ser medida, saber em que ponto você esta e aonde quer chegar. Se sua meta estiver relacionada com algo de valor, acompanhe como estão suas economias. Se for física, talvez precise de uma fita métrica, uma balança ou quem sabe fotos periódicas para verificar sua evolução. Tenha uma forma de acompanhar seu desenvolvimento e comemore a cada conquista. Esta será uma forma de incentivo para o passo maior que é a conclusão.

Alcançável: Seja honesto com você, estabeleça metas que você tem possibilidade de conquistar. Não se comprometa a correr uma maratona em 1 mês se você não consegue correr nem 10km hoje. Mas não tenha medo de sonhar alto, o importante é saber estabelecer etapas. Talvez seu grande sonho seja participar da maratona de Nova York, mas para isso hoje é preciso estabelecer metas menores para que no futuro tenha condições de transformar esse sonho em uma meta alcançável. Então lembre-se, divida seus grandes sonhos em metas menores que a cada pequena conquista você estará construindo a base para conquistas maiores.

Relevante: Qual a importância que essa meta tem para sua vida. Ela esta condizente com os seus valores, com sua missão de vida? Você realmente acredita que terá algum beneficio ao realizar este objetivo traçado? Faça uma ponte ao futuro, visualize e procure sentir como você estará com a meta alcançada, definindo assim o quanto ela é relevante neste momento.

Temporal: Determine um período para realizar sua meta. Tem pessoas que passam a vida inteira atrás de um sonho e quando percebem o tempo passou e nada realizou. Seja rigoroso com a data que for estabelecer para concluir seu objetivo. Caso não conseguir, continue com a cabeça erguida e reconheça sua falha. Mas perceba o quanto você evolui, agora será questão de realizar alguns ajustes e em pouco tempo irá atingir sua meta. Quanto a data de inicio, lembre-se: Porque deixar para amanhã o que eu posso fazer AGORA? Entre em ação já!!!

Assim que você tiver uma definição clara e objetiva do que é o seu sonho, que consegue medir a sua evolução, que é possível realiza-lo, que esta congruente com seus valores e tem um prazo definido para realizar. Parabéns, o seu sonho virou uma meta. Agora entra a parte mais desafiadora e a mais importante de todas, que é entrar em AÇÃO. Colocar em prática tudo que planejou. Tirar do papel e transformar pensamentos em atitudes. Um grande abraço e tenha fantásticas realizações hoje e sempre.

“Acredite em seus sonhos e realize suas metas”