Psicologia Positiva - A Ciência da Felicidade

"Psicologia Positiva é o estudo científico das forças e virtudes que permitem aos indivíduos, organizações e comunidades atingirem seu desenvolvimento pleno." (http://www.positivepsychology.org/)

Entre os dias 04 e 07 de junho de 2015, foi realizado o módulo de Pós Graduação em Psicologia Positiva do IBC - Instituto Brasileiro de Coaching. A formação foi ministrada por Helder Kamei, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Autor do livro “PSICOLOGIA POSITIVA e FLOW: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho”, e da dissertação de mestrado “FLOW: O que é isso? Um estudo psicológico sobre as experiências ótimas de fluxo na consciência, sob a perspectiva da Psicologia Positiva”.

psicologia-positiva-mod1

Helder é referência em Psicologia Positiva no Brasil, com participações em diversos congressos pelo mundo, convidado por diversos veículos de comunicação para falar sobre o assunto, já esteve com os grandes nomes da área como Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi. Foram 4 dias de muito aprendizado com muita base cientifica e claro, muita alegria através de dinâmicas e intervenções em grupo e em duplas. Entre muitos dos assuntos abordados, destaco os 5 elementos que estão presentes nas pessoas que afirmam se sentirem felizes segundo Martin Seligman:

perma

POSITIVE EMOTION (Emoções Positivas): aumentar as emoções positivas no passado, no presente e no futuro.

ENGAGEMENT (Engajamento): implementação das forças pessoais, colocar em prática as suas forças pessoais, a fim de desenvolver experiências positivas de fluxo de consciência ("flow").

RELATIONSHIPS (Relacionamentos): cultivar relacionamentos promove uma sensação de apoio e companheirismo que afeta diretamente a percepção de ser.

MEANING (Significado): é importante distinguir entre a finalidade da vida e significado. O objetivo final é construido por ações diárias, pautadas em um propósito maior que faz a vida ter sentido.

ACCOMPLISHMENTS (Realização): ter metas definidas e alcança-las é fundamental para autoestima. A realização proporciona a sensação de plenitude e reforçam a autocrença.

Seligman, aborda esses 5 elementos no livro Florescer - Uma nova compreensão sobre a estrutura da felcidade e do bem estar. O modelo PERMA pode ajudar a aumentar o bem-estar, por meio da combinação destes elementos. Juntos, eles formam uma base sólida sobre a qual podemos construir uma vida feliz e próspera, com o estabelecimento de relações de apoio e amizade, o cumprimento de metas, e sermos totalmente envolvidos com a vida. Além disso, nutrir essas experiências em crianças pode ajudá-las a ir além de "sobreviver" e realmente "prosperar" na vida.

Agradeço ao Helder por transmitir seus conhecimentos com maestria e ainda me fez uma bela dedicatória no seu livro. Parabéns ao IBC - Instituto Brasileiro de Coaching por proporcionar essa maravilhosa formação que potencializa a atuação do coach. E um agradecimento especial a todos os amigos que fiz durante esses 4 dias, pessoas especiais que sentirei saudade. Muito obrigado por ouvirem minhas histórias, compartilharem as suas e tenham certeza que nossos encontros são sempre finalizados com um "até breve"...

 

Para finalizar esse artigo, deixo aqui uma reflexão sobre felicidade:

"Ser feliz é viver...
P... com foco no positivo;
E... plenamente cada momento da sua vida;
R... tendo as portas e braços abertos onde você chegar;
M... com direção e congruência com sua missão;
A... sendo grato a tudo que o universo* nos oferece.
*Te convido a interpretar a palavra "universo" da forma que mais fizer sentido para você.

E para você, o que é ser feliz?

Abraços e até breve...

Fernando Rosa

 

Fonte de pesquisa:
Apostila IBC Coaching - Pós Graduação em Psicologia Positiva - www.ibccoaching.com.br
Positive Psychology Center - University of Pennsylvania: http://www.positivepsychology.org/
Blog sobre Flow e Psicologia Positiva - Helder Kamei: http://www.flowpsicologiapositiva.com/
Instituto Europeu de Psicologia Positiva: http://www.iepp.es/

Compartilhe no Facebook